O litoral de Santa Catarina tem as mais belas paisagens e praias do sul do Brasil, por isso é um destino muito visado durante o período de férias. As cidades da costa Catarinense agradam quem está à procura de descanso e também aqueles que buscam agito, por isso destacamos as melhores praias do litoral norte para ajudar você com dicas de viagem, olha só:
Itajaí
Começamos o roteiro por Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, uma pequena cidade com infinitas belezas naturais e belas praias cercadas por morros cobertos pela exuberante vegetação subtropical da Mata Atlântica. As principais praias são: Atalaia, Brava, Cabeçudas, Jeremias, Amores e Morcego.
Praia do Atalaia
A praia de Atalaia é a mais próxima do centro de Itajaí, possui águas de mar aberto e suas ondas são consideradas as mais regulares de todo Brasil, por isso é muito frequentada por surfistas.
Além do surf, no Morro da Praia do Atalaia se pratica o voo livre e de lá é possível ter uma vista panorâmica de toda cidade e da vizinha Navegantes, além de poder observar a baía de entrada para o Porto de Itajaí com o grande movimento de embarcações.
Praia do Jeremias
Pequena em extensão (200 metros), mas agradável pelas águas tranquilas, a Praia de Jeremias abriga o Bico do Papagaio, o mirante cartão-postal de Itajaí. A praia fica logo após a Praia de Atalaia, mas com águas rasas, limpas e mansas. Assim, a Praia de Jeremias é quase um refúgio, cercada de muitas casas à beira-mar. O mar é ideal para banhos e para as crianças se divertirem.
Praia de Cabeçudas
Urbanizada e movimentada, a Praia de Cabeçudas tem o mar com águas limpas e mansas e uma infraestrutura incrível nos arredores, com muitos restaurantes, bares e pousadas. A praia possui um trapiche de pedras dentro do mar, ótimo para caminhadas. Outra opção é calçadão, muito charmoso e disputado no final de tarde.
Praia do Morcego
A Praia do Morcego é um recanto isolado, com natureza quase intocada e muitas belezas. O acesso a essa praia é apenas pela trilha do Morro do Farol, ou, quando a maré está bem baixa, pelas areias da Praia Brava.
A praia é cercada de paredões de pedras e em um deles fica a Caverna do Morcego, uma gruta de 4 metros de largura e 50 metros de profundidade, formada pela ação do mar por muitos anos. Como o nome sugere, a gruta é habitada por muitos morcegos.
Praia Brava
Com 3 Km de extensão, areias fofas, mar bastante agitado e muitos surfistas, a Praia Brava é uma das praias mais movimentadas de toda Santa Catarina. Ainda que muito visada, a praia é bastante preservada e limpa. Na praia não há infraestrutura turística, mas nas redondezas, os bares, churrascarias e restaurantes ficam cheios.
Praia dos Amores
Já na divisa com Balneário Camboriú, a 10 km do centro de Itajaí, a Praia dos Amores é calma, com mar de águas cristalinas e agitadas, atraindo muitos praticantes de surf e bodyboard.
Ela fica bem próxima ainda ao Complexo Turístico do Morro do Careca, excelente opção para completar o passeio quando for lá. O alto do monte, com mais de 100 metros de altura, é ponto de saltos de asa delta e parapente, que podem ser vistos o tempo inteiro voando no céu para quem está na Praia dos Amores.
Balneário Camboriú
Continuando a viagem, a próxima parada é Balneário Camboriú, uma cidade com cerca de 100 mil habitantes e excelente estrutura turística, com diversas opções de diversão e descanso. Não faltam restaurantes, bares, hotéis e lojas agradar os turistas, que na alta temporada lotam a cidade criando um clima de festa. As principais praias são: Central, Laranjeiras, Taquaras e Estaleiro.
Praia Central
É a principal e também a mais badalada das praias de Balneário Camboriú, porém a água é imprópria para banho. A praia tem uma curta faixa de areia e é cercada pelos arranha-céus da cidade, famosa por ter o prédios mais altos do Brasil. Apesar de ficar muito cheia nos dias mais quentes e principalmente na temporada de verão, é a com a melhor infraestrutura, com calçadão, ciclovia, quiosques, restaurantes, bares, equipamentos esportivos e serviços de aluguel de cadeiras e guarda-sol.
Praia de Laranjeiras
Laranjeiras é uma das praias mais queridas de Balneário, bastante reservada e com a água bem calma, ideal para famílias com crianças. Apesar do relativo isolamento, lá se encontra uma boa estrutura de bares e restaurantes.
O acesso à praia pode ser feito de carro pela Rodovia Inter Praias, ou pelo teleférico – uma bela opção para ver do alto as maravilhas da natureza da região.
Praia Taquaras
Taquaras é uma praia mais sossegada no meio do agito de Balneário. Com um belo mar transparente e agitado e cerca de 1 km de extensão de areia. A praia tem infraestrutura com bares e restaurantes especializados em frutos do mar e também é acessível através da Inter Praias.
Praia do Estaleirinho
A praia do Estaleirinho possui aproximadamente 1 km de extensão, com águas limpas e cristalinas e areia grossa. O costão direito possui pedras, enquanto o costão esquerdo é um morro por onde passa a rodovia Interpraias, rumo à praia do Estaleiro, que vem na sequência da estrada.
Na alta temporada, entre dezembro e fevereiro, a praia está sempre cheia, principalmente no final da tarde. Em outras épocas a praia costuma estar mais vazia, ideal para quem busca tranquilidade.
Curiosidade
Você sabia que as lojas da rede Koch Supermercados estão estrategicamente localizadas no litoral catarinense e Vale do Rio Tijucas, nas cidades de Biguaçu, Tijucas, São João Batista, Porto Belo, Itapema, Camboriú, Itajaí e Navegantes?
Conte com a Koch durante sua viagem e aproveite também a entrega em domicílio nas cidades Itapema, Camboriú, Balneário Camboriú, Porto Belo, Tijucas e Itajaí.
Porto Belo
Chegamos, então, a Porto Belo, uma pequena cidade situada na região do Vale do Itajaí, atraente por suas belas praias de água cristalina e grandes áreas de Mata Atlântica preservada. A cidade fica em uma baía conhecida como o melhor porto natural do Brasil e que costuma receber grandes embarcações de cruzeiros marítimos e também é famosa por conta da Ilha João da Cunha, também chamada Ilha de Porto Belo, que fica a 900 metros da costa.
As principais praias são: Porto Belo (ou Centro), Perequê e Estaleiro.
Praia de Porto Belo
A praia de Porto Belo, praia Central, ou do centro, é protegida pela Ilha de Porto Belo, por isso as águas são tranquilas e quase sem ondas, ideais para banhos de mar. O local é protegido por ser um sítio arqueológico, com vestígios da morada local dos índios carijós, da tribo Tupi-Guarani.
Nesta praia se encontra o píer municipal, de onde partem barcos para passeios e pescarias, e também desembarcam os turistas de cruzeiros.
Praia de Perequê
A Praia de Perequê é a maior de Porto Belo, com 2, 5 km e meio de extensão pelo litoral. A praia tem grande faixa de areia e águas calmas, ideal para famílias e banhistas que gostam de praticar esportes.
Ela é muito frequentada por turistas na alta temporada e possui excelente infraestrutura em bares, restaurantes e comércio, além de várias casas de show que agitam a noite no pós-praia.
Praia do Estaleiro
Para quem procura uma praia paradisíaca e intocada, com água cristalina e vegetação nativa, a praia do Estaleiro é a melhor opção. A 7 km do centro de Porto Belo, a pequena praia (80 metros de extensão) só pode ser acessada por uma trilha, mas o visual compensa. Não há infraestrutura na praia, então se for passar o dia, lembre-se de levar comidas e bebidas.
Itapema
Por fim, chegamos a Itapema, cidade com localização privilegiada, 7 km de praias com águas calmas e cor verde-esmeralda. A cidade tem infraestrutura suficiente para acolher turistas sem atrapalhar a qualidade das praias, capazes de agradar toda variedade de gostos. As principais praias são: Meia Praia, Centro, Cabeço, Grossa e Ilhota.
Meia Praia
Essa é a praia mais frequentada de Itapema, não importa a hora do dia. São 4,5 km de extensão de praia com possui calçadão, chuveiros, banheiros públicos, lojas e shoppings. Além de ser a mais extensa e mais bonita praia de Itapema, a Meia Praia acabou se transformando no bairro mais importante da cidade.
Praia do Centro
A praia do centro tem 1,5 km de extensão e mar calmo com um belo tom esverdeado. A praia tem um misto de agito e de tranquilidade e é lá onde está localizada a famosa Ponte dos Suspiros, no encontro do Rio Bela Cruz com o mar, faz a ligação para os pedestres entre os dois trechos da praia e serve de cenário para lindas fotografias.
Praia Grossa
A praia grossa é um verdadeiro espetáculo da natureza, apresentando uma junção de Mata Atlântica, com o mar e as pedras do costão. O mar é mais agitado, propício para o surf e o acesso é feito apenas por meio de trilha, com acesso inicial pelo Mirante do Encanto.
Ao longo dessa trilha a vegetação nativa é abundante, e, ao chegar na praia, você sente a sensação de exclusividade, por ela ser mais isolada que as demais.
Praia da Ilhota
A Praia da Ilhota tem boas ondas provenientes do mar aberto e bastantes áreas verdes. Devido às ondas fortes, a praia é um reduto de surfistas. Para quem não surfa, a Ilhota também é uma boa opção para aproveitar os restaurantes da região para apreciar o melhor da gastronomia local.
Quando ir?
Agora que você já conhece as principais praias de Santa Catarina e está animado para a viagem, saiba que a melhor época do ano é durante os meses de dezembro a abril.
Durante a alta temporada, dezembro a fevereiro, as cidades e as praias ficam bem cheias e as temperaturas de verão podem passar dos 30ºC. Nos meses seguintes, março e abril, ainda há calor e menos turistas.
Planeje-se e boa viagem!
Deixe um comentário