A preocupação com a saúde e com a sustentabilidade do meio ambiente são assuntos cada dia mais frequentes e preocupantes para todos nós, por isso estamos em busca de novas formas de consumo e estilo de vida. Consumir alimentos orgânicos é uma bela forma de unir saúde e sustentabilidade.
Mas você sabe qual é a definição de alimentos orgânicos e porque deve dar preferência a eles em sua dieta diária? Vamos falar sobre isso!
O que é um alimento orgânico?
Alimentos orgânicos são produzidos de forma natural, sem o uso de produtos químicos, agrotóxicos ou organismos geneticamente modificados. As técnicas usadas no processo de produção respeitam o meio ambiente e visam manter a qualidade do alimento.
A produção orgânica de alimentos é dita sustentável pois seu impacto sobre o meio ambiente é baixo, de forma que este não é degradado, mas preservado, permitindo a continuidade da produção.
Já a produção convencional utiliza todo tipo de produtos químicos e sintéticos, que sabidamente prejudicam o solo, fauna e flora, além de causar danos irreversíveis à saúde humana.
Motivos para escolher orgânicos
- Promovem saúde
Alimentos orgânicos são mais nutritivos pois são provenientes de solos ricos e balanceados com adubos naturais, além de serem mais concentrados em nutrientes, uma vez que têm menos água em sua composição natural.
Diferente dos alimentos provenientes da produção convencional, alimentos orgânicos não contêm substâncias químicas tóxicas em sua composição, que são prejudiciais à saúde.
Os agrotóxicos penetram no solo e entram na seiva da planta, se acumulando na raiz, caule, folhas e polpa, de forma que não é possível retirá-los dos alimentos com a lavagem e higienização.
- Protegem o meio ambiente
Alimentos orgânicos evitam a erosão do solo, protegem a qualidade da água, gastam pouca energia para a produção e restauram a biodiversidade, pois protegem a vida animal e vegetal.
- Beneficiam as pessoas envolvidas na produção
Em sua maioria, a produção orgânica provém de pequenos núcleos familiares que têm na terra a sua única forma de sustento. A agricultura orgânica contribui na melhoria das condições de vida socioeconômicas das comunidades rurais, sem contaminá-las. Cultivos orgânicos necessitam de mais mão de obra, gerando emprego e renda aos que vivem longe das cidades.
Custo vs. Benefício
Os alimentos orgânicos costumam ter preços mais elevados que os convencionais, porém se pesarmos os malefícios causados à saúde pelas substâncias químicas constantes nos alimentos convencionais, o custo final dessa escolha pode ser bem maior.
Temos uma sessão especial de alimentos orgânicos certificados, saudáveis e saborosos em nosso mercado online. Confira e aproveite!
O Superkoch.com.br tem uma seleção de alimentos orgânicos para te ajudar a se manter saudável, veja aqui:
Deixe um comentário