O camarão é um crustáceo de sabor muito delicado, item versátil e cobiçado na culinária internacional. Hoje vamos falar sobre os tipos de camarões e indicar algumas receitas especiais. Confira:
Tipos de camarão
No Brasil, temos diversas variedades camarão de água salgada e de água doce. Entre os tipos mais conhecidos e consumidos, estão:
- camarão sete-barbas
- camarão vermelho
- camarão branco
- camarão pitu
- camarão rosa
O camarão sete-barbas, essa espécie é facilmente encontrada em todo o Brasil. Seu tamanho é pequeno, mas o sabor é intenso, podendo ser frito ou usado como recheios ou em molhos. O camarão vermelho é típico das águas marinhas brasileiras e pode atingir até 20 centímetros.
O camarão branco, assim como o vermelho, pode chegar a 20 centímetros e, apesar do nome branco, sua coloração natural é cinza-claro.
O camarão pitu é considerado a maior espécie que vive nas águas doces brasileiras e chega a medir quase 50 centímetros. Já o camarão rosa pode atingir cerca de 18 centímetros e tem uma carne levemente adocicada, perfeita para receitas como camarão na moranga ou entradas fritas.
De acordo com chefs de cozinha, a regra dos camarões é simples: quanto menor o camarão, mais intenso seu sabor. De forma geral, os camarões pequenos vão para os molhos, caldos, risotos e massas, pratos que exigem um destaque no sabor ou que demoram mais tempo no fogão. Os camarões de tipo grande devem ser usados quando eles serão servidos sozinhos ou quando o preparo exige, como assá-los na técnica espanhola da brasa.
Receitas especiais com camarão
Agora que você já conheceu mais sobre os tipos de camarão já deve estar com água na boca, não é mesmo? Por isso, selecionamos algumas receitas especiais com camarão para você. Lembre-se que todos os ingredientes para as receitas você encontra no SuperKoch.
Risoto de camarão
Ingredientes
- 110g de manteiga (20g para o camarão+30g para iniciar o risoto+60g para finalizar o risoto)
- 400 g de camarão rosa ou cinza
- 1/2 cebola pequena picada
- 1 dente de alho picado
- 1/4 pimenta dedo de moça picada (opcional)
- 150 gr de tomate picado (sem semente)
- 200 gr de arroz para risoto
- 60 ml de vinho branco seco
- 2 litros de caldo de peixe ou frango
- 70 gr de queijo parmesão
- 2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
- sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
- Tempere o camarão com sal e pimenta e deixe marinando por uns 10 minutos.
- Aqueça o caldo de peixe ou frango e mantenha aquecido o tempo todo da preparação (deixe em fogo baixo para não evaporar muito).
- Inicie fritando os camarões (lembre-se de separar alguns para a finalização do prato). Em uma frigideira aquecida, coloque um pouco da manteiga e deixe derreter.
- Coloque os camarões, não tudo, apenas o suficiente para cobrir o fundo da panela. Quando ficar rosado de um lado, vire e deixe rosar do outro lado (é rápido). Não deixe cozinhar/fritar muito senão os camarões ficam “borrachudos”. Coloque os camarões fritos em um papel alumínio, feche e reserve. Repita a operação até fritar todo o camarão.
- Em uma panela de fundo grosso coloque 30g de manteiga, adicione a cebola e o alho picados e refogue sem dourar.
- Acrescente a pimenta (se for usar) e os tomates picados, mexa bem e deixe refogar.
- Quando os tomates estiverem bem refogados (desmanchando), acrescente o arroz e mexa bem para envolver com o refogado.
- Adicione o vinho e mexa até quase secar por completo.
- Adicione cerca de 4 conchas de caldo e mexa o arroz. Lembre-se de mexer nas laterais e no centro sempre.
- Quando estiver quase seco, adicione mais caldo e continue mexendo. Essa fase é importante, mexer o arroz e ir adicionando caldo aos pouco, isso ajuda a liberar o amido do arroz o que deixa o arroz cremoso (não precisa força – mexa levemente).
- Repita o processo quantas vezes forem necessárias até que o arroz esteja macio (tem que ir provando), vá adicionando caldo aos poucos (pode ser que não use todo o caldo).
- Quando o arroz estiver chegando no ponto (ficando macio), adicione os camarões fritos e o caldo que formou, mexa bem para envolver com o arroz.
- Desligue o fogo. Adicione o parmesão, mexa bem até que esteja bem derretido.
- Acerte sal e pimenta.
- Adicione 60 g de manteiga em cubos e gelada e mexa vigorosamente para incorporar no arroz, isso ajudará a deixar mais cremoso e brilhante.
- Deixe descansar por uns 2/3 minutos.
- Enquanto o risoto descansa, frite os camarões que separados para finalizar o prato.
- Numa panela quente coloque manteiga, adicione os camarões, quando estiver rosado vire e deixe rosar do outro lado. Reserve.
- Volte ao risoto, adicione a salsinha e mexa delicadamente.
- Monte o prato finalizando com camarões e um pouquinho de salsinha bem picada.
Fettuccine Alfredo com camarões
Ingredientes
- 500g de fettuccine fresco ou seco (de boa qualidade)
- 350g de camarão médio sem casca
- 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
- 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
- 1 ½ xícara (chá) de parmesão fresco ralado
- Sal
- Pimenta do reino
- Noz moscada
Modo de preparo
- Coloque uma panela com 3 litros de água e 1 colher (chá) de sal para ferver. Quando ferver, coloque o fettuccine e cozinhe até a massa ficar “al dente” (tome muito cuidado para a massa não ficar mole demais pois ela ainda irá cozinhar mais na etapa de misturar ao molho).
- Em uma frigideira, grelhe o camarão (já temperado) na manteiga rapidamente (até que fiquem cozidos, em média 02 minutos de cada lado).
- Em outra panela coloque 1 ½ xícara (chá) do creme de leite fresco e a manteiga. Ferva rapidamente por 2 minutos. Desligue o fogo e reserve.
- Transfira a massa cozida para a panela com molho e, em fogo baixo, vá misturando a massa ao molho delicadamente, de baixo para cima.
- Ainda em fogo baixo adicione o creme de leite restante, queijo ralado, sal e noz moscada. Adicione o camarão e misture bem até que todos os ingredientes tenham incorporado.
Camarão à Provençal
Ingredientes
- 20 camarões grandes limpos (ou camarão rosa médio)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1/2 xícara(s) de chá de manteiga
- 1/4 xícara(s) de chá de azeite
- 4 dentes de alho bem picados ou amassados
- 3 colher(es) de sopa de ervas da Provence frescas ( tomilho, alecrim, manjericão)
- 3 colher(es) de sopa de salsinha crespa picada
- 3 colher(es) de sopa de ciboulette ou cebolinha francesa picada
Modo de Preparo
- Tempere os camarões com sal e pimenta e reserve.
- Leve uma frigideira ao fogo, quando estiver quente, derreta a manteiga junto com o azeite.
- Jogue os camarões e deixe-os dourar em fogo médio, por cerca de três minutos de cada lado (cuidado para não passar do ponto).
- Acrescente o alho.
- Junte as ervas da Provence e deixe de no máximo mais três minutos no fogo.
- Por último, polvilhe a salsinha e a ciboulette sobre os camarões e sirva.
Deixe um comentário